Após uma operação conjunta de cooperação internacional, um cidadão romeno investigado por homicídio em Balneário Camboriú foi preso na noite de terça-feira (28) na fronteira da Bolívia com o Peru. O homem era alvo de uma difusão vermelha da Interpol e foi localizado por autoridades bolivianas enquanto tentava cruzar a fronteira na região de Copacabana.
A prisão ocorreu com o envolvimento de autoridades do Brasil, Paraguai, Argentina, Noruega, Bolívia, Peru e Estados Unidos, além da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar de Santa Catarina, CiberGAECO-SC e Polícia Civil do Paraná.
Investigação e captura
O suspeito era procurado desde 19 de janeiro, quando teve a prisão decretada pela Vara de Garantias de Balneário Camboriú, acusado de tentativa de homicídio contra sua ex-companheira. No dia seguinte, teria disparado contra um funcionário da família, que morreu no local, e ferido gravemente sua esposa.
Ao ser abordado na Bolívia, ele portava um documento de identidade falso do Peru. Sua verdadeira identidade foi confirmada na unidade policial para onde foi conduzido. Ele permanece detido na Bolívia, onde responderá pelo uso de documento falso e aguardará o processo de extradição, solicitado pela Justiça catarinense.
A Interpol do Brasil e da Bolívia seguem acompanhando o caso e os desdobramentos do pedido de extradição para que o foragido responda pelos crimes no Brasil.