Itajaí institui Sala de Situação de Combate à Dengue

Em reunião realizada nesta quinta-feira (6 de fevereiro), foram definidas as ações da Sala de Situação de Combate à Dengue de Itajaí, uma iniciativa intersetorial para o controle e prevenção da doença no município.

A sala de situação reúne Secretarias Municipais de Segurança Pública, Defesa Civil, Obras, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Saúde, Educação, além do Semasa e Porto de Itajaí. O objetivo é intensificar o combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus, por meio de estratégias coordenadas entre os órgãos públicos.

Planejamento estratégico e ações intersetoriais
A criação da sala de situação está fundamentada nos decretos nº 10.873, de 2 de janeiro de 2017, e nº 13.493, de 31 de janeiro de 2025. O espaço funciona como um ponto de referência para a troca de informações e elaboração de medidas eficazes para conter a proliferação do mosquito.

“Essas informações são fundamentais para entendermos as condições que favorecem a disseminação do mosquito e a localização dos casos suspeitos e confirmados de dengue, febre de chikungunya e Zika vírus. A partir desse conhecimento, planejamos e distribuímos responsabilidades para garantir ações eficazes”, explica Lucio Vieira, coordenador do Programa de Combate à Dengue de Itajaí.

Monitoramento e atualização de casos
A sala de situação também tem a missão de garantir um atendimento ágil e eficiente aos pacientes com sintomas da doença, reduzindo a sobrecarga no sistema de saúde e fortalecendo a resposta durante os períodos de maior incidência.

O boletim epidemiológico divulgado às 10h08 desta quinta-feira (6 de fevereiro) aponta 44 casos confirmados e 1.198 casos notificados no município.

📢 Acompanhe os dados atualizados pelo site: dengue.itajai.sc.gov.br.

compartilhe este post

Redação

Jornalista

Recebe atualizações

Assine a nossa NEWSLETTER

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

sobre

Site de notícias de Santa Catarina. Envie suas sugestões de pauta no e-mail contato@scemfoco.com.br