A Câmara Municipal de Vereadores de Balneário Piçarras implantou a interpretação em Libras nas transmissões ao vivo das sessões legislativas. A iniciativa, que estreou no dia 18 de fevereiro, visa garantir que pessoas surdas possam acompanhar e participar dos debates e decisões que impactam a cidade. Além das transmissões, o serviço também está disponível no atendimento presencial, com um intérprete de Libras em formato remoto para auxiliar quem necessitar.
A medida é está alinhada com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), sancionada em 2015, que prevê a garantia de acessibilidade em serviços públicos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, sendo que cerca de 2,7 milhões utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como principal forma de comunicação. A falta de acessibilidade em espaços públicos e serviços ainda é um desafio para essa parcela da população.
O presidente da Câmara, Lucas Maia, destacou a importância da iniciativa durante a sessão.
“Comemoramos com a nossa população mais um avanço na história da nossa Câmara Municipal. A implantação do intérprete de Libras nas sessões ordinárias e extraordinárias, assim como no atendimento presencial, promove a acessibilidade real para todos que precisam.”