A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá início, a partir da zero hora desta sexta-feira (28/02), à Operação Carnaval 2025, que segue até as 23h59 de quarta-feira de Cinzas (05/03). A ação visa garantir a segurança nas rodovias durante um dos períodos mais movimentados do ano, quando o tráfego aumenta devido ao fluxo de famílias em viagens, turistas em férias de verão e foliões que se deslocam para festas de Carnaval.
Em 2024, durante o feriadão, a PRF registrou 167 acidentes em Santa Catarina, com 192 feridos e 8 mortes. Para evitar novos incidentes, a operação contará com reforço de 44 agentes de outros estados, que atuarão em trechos críticos, principalmente no litoral e no Vale do Itajaí. Os pontos de maior movimento devem ser a BR-101 (Laguna, Grande Florianópolis e Navegantes), BR-280 (São Francisco do Sul) e BR-282 (Joaçaba). O pico de tráfego está previsto para a tarde de sexta-feira (28/02), manhã de sábado (01/03) e dias 04 e 05/03, quando ocorre o retorno das viagens.
Fiscalização e medidas de segurança
A PRF intensificará a fiscalização de infrações como ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade, uso de celular ao volante e falta do cinto de segurança. Um dos principais focos será o combate à embriaguez ao volante, infração gravíssima que pode resultar em multa de R$ 2.934,70 e suspensão da CNH por 12 meses. A mesma penalidade vale para quem se recusar a fazer o teste do bafômetro.
Além disso, haverá restrição de tráfego para veículos de carga excedente (que necessitam de Autorização Especial de Trânsito – AET) nos seguintes horários:
- Sexta-feira (28/02): das 16h às 22h;
- Sábado (01/03): das 6h às 12h;
- Terça-feira (04/03): das 16h às 22h;
- Quarta-feira (05/03): das 6h às 12h.
Dicas para uma viagem segura
- Descanse antes de dirigir e faça pausas durante viagens longas;
- Mantenha a atenção total ao volante, evitando celular e outras distrações;
- Respeite os limites de velocidade;
- Use o cinto de segurança em todos os bancos;
- Não dirija sob efeito de álcool;
- Verifique as condições do veículo (pneus, freios, faróis etc.);
- Realize ultrapassagens apenas em locais permitidos e com segurança.
O que fazer em caso de acidente
Em acidentes sem vítimas e com danos materiais, os envolvidos devem liberar a via e registrar a ocorrência em casa, por meio da Declaração de Acidente de Trânsito (DAT), disponível no site da PRF: www.prf.gov.br/declarante.
Para emergências, o número da PRF é 191.