Após um mês de investigação, a Comissão Processante da Câmara de Vereadores de Penha decidiu arquivar, na última sexta-feira (28), a denúncia contra a vereadora Emanoelly Roberta Rodrigues da Silva, conhecida como Manu do Adote Penha (PP). O caso foi encerrado sem que a parlamentar sofresse penalidades.
Investigação e arquivamento
A denúncia foi lida no sessão dia 10 de fevereiro e se baseava em um documento elaborado por um advogado, que também protocolou a denúncia no Ministério Público. No texto, a vereadora era acusada de abuso de poder político, falsidade ideológica e uso indevido da função pública, supostamente relacionados a um contrato de serviços veterinários entre a prefeitura e a clínica Santa Clara, de Balneário Piçarras.
Com seis votos favoráveis e cinco contrários, a denúncia foi aceita pela Câmara, dando início ao processo investigativo. A Comissão Processante, formada pelos vereadores Osmauro Luiz Fassbinder (Professor Zaca – PL), Sérgio Orêncio Vieira (Professor Serginho – PSD) e Antônio Alfredo Cordeiro Filho (Toninho – MDB), notificou Manu e concedeu um prazo de dez dias para apresentação da defesa.
No dia 24 de fevereiro, a vereadora protocolou sua defesa, que foi analisada pela assessoria jurídica da Câmara. Após deliberação, a comissão decidiu pelo arquivamento do processo no dia 28 de fevereiro, encerrando oficialmente a investigação.
“A verdade e a justiça prevaleceram”, diz Manu
Desde o início, Manu classificou a denúncia como uma “manobra política” e celebrou a decisão da comissão. Em nota, destacou sua gratidão pelo apoio recebido e reafirmou seu compromisso com a cidade.
“Com o arquivamento do processo de cassação contra mim, estou grata e mais focada do que nunca em continuar meu trabalho em Penha. Esta decisão reforça que a verdade e a justiça prevaleceram. E que a fiscalização é direito e dever de cada parlamentar.”
Ela também fez questão de agradecer a confiança da população e dos parlamentares que votaram contra a abertura da denúncia.
“Gostaria de agradecer profundamente à minha família, que sempre esteve ao meu lado com apoio e força. Agradeço também aos moradores de Penha, que confiaram em mim e me deram forças para seguir em frente.”