A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Penha registrou um movimento intenso durante o período do Carnaval, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. Com a capacidade de atendimento ampliada, a unidade atendeu 1.048 pacientes, sendo 79,21% moradores de Penha e 20,79% visitantes. Ao todo, foram realizados mais de 4 mil procedimentos, incluindo radiografias, medicação e suturas.
De acordo com o secretário de Saúde, Nestor Filipe da Luz, a ampliação da capacidade de atendimento foi essencial para garantir assistência médica adequada em um período de alta demanda. “Atender mais de mil pacientes e realizar mais de 4 mil procedimentos reforça a eficiência da estrutura de saúde municipal e a importância do planejamento para momentos críticos”, destacou.
Entre os atendimentos, 87 foram classificados como muito urgentes e três como emergências, o que reforça a necessidade de reforço na estrutura durante eventos de grande circulação de pessoas. Para isso, a unidade contou com um médico e um técnico de enfermagem a mais do que o habitual, totalizando cinco profissionais de cada área, além de quatro enfermeiros.
Além do P.A 24h, as Farmácias Municipais de Penha mantiveram o funcionamento em horário padrão, das 8h às 17h, garantindo o acesso a medicamentos para a população.