Os 13 vereadores mirins eleitos para a Legislatura 2025 e seus suplentes foram diplomados em uma reunião solene realizada na Câmara de Vereadores na última quinta-feira, 27. O processo eleitoral contou com a participação de 1.684 alunos votantes, que definiram os seus futuros representantes dentro da casa Legislativa.
Os eleitos e votantes são estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) de nove instituições de ensino de Penha. O evento contou com a presença de autoridades, diretores e coordenadores das escolas e também os pais e familiares dos alunos eleitos.
A Câmara de Vereadores Mirim integra o Programa de Educação para a Cidadania, desenvolvido pela Escola Legislativa Popular da Câmara de Vereadores de Penha. Ao todo, o processo contou com 33 candidaturas.
Com 13 cadeiras a serem ocupadas, algumas escolas tiveram direito a mais de uma vaga no projeto. A EBM Rubens João de Souza (a maior escola, com 558 votantes) tem três cadeiras e as escolas EEB Antônio Rocha de Andrade e EBM João Antônio Pinto terão, cada uma, duas vagas na Legislatura Mirim 2025.
“O próximo compromisso será uma visita institucional ao prefeito, que realizou o convite, na qual estarão presentes os titulares e suplentes. Em abril, eles vão comparecer ao evento regional do Seminário de Iniciação do Vereador Mirim, que será sediado em Balneário Piçarras”, detalha o coordenador da Câmara de vereadores Mirim, Victor Miranda. A posse oficial, com eleição da mesa diretora da Câmara Mirim, será realizada no mês de maio.