A partir desta segunda-feira (3), os boletos bancários poderão ser pagos de forma mais ágil e prática, graças a uma nova resolução do Banco Central (BC). Agora, além do tradicional código de barras, os boletos poderão conter um QR Code para pagamento via Pix, permitindo que a transação seja concluída instantaneamente.
Com essa mudança, os usuários poderão simplesmente escanear o QR Code com o celular e efetuar o pagamento, sem precisar esperar dias pela compensação, como ocorre com alguns boletos tradicionais.
Boleto dinâmico: mais segurança e flexibilidade
Outra inovação prevista na mesma resolução é o chamado “boleto dinâmico”, que permitirá a transferência de titularidade dos boletos quando a dívida for negociada entre credores. No entanto, essa funcionalidade ainda depende de regulamentação específica do Banco Central para entrar em vigor.
O BC explica que essa novidade trará mais segurança para pagamentos de dívidas representadas por títulos financeiros, como as duplicatas escriturais, reguladas pela Lei nº 13.775/2018. Com a implementação do boleto dinâmico, cada pagamento será automaticamente vinculado ao título correspondente, garantindo que os valores sejam destinados ao legítimo credor.
A expectativa do Banco Central é que essa mudança modernize o sistema financeiro e traga mais segurança para empresas, especialmente as de pequeno e médio porte, que utilizam esses títulos como forma de financiamento.
A adoção do boleto dinâmico deve ocorrer em até seis meses após a aprovação dos sistemas digitais que darão suporte à sua implementação.