O presidente da Câmara de Vereadores de Penha, Élio Quintino da Silva Júnior (PSD), conhecido como Élinho, anunciou nesta segunda-feira, 31, seu afastamento das funções administrativas da presidência da Casa Legislativa. A decisão, motivada por orientação médica, foi comunicada por meio das redes sociais e tem como objetivo a priorização de sua saúde.
Élinho passou por um tratamento oncológico nos últimos anos, incluindo cirurgias e sessões de quimioterapia, e atualmente está em remissão. No entanto, segue em acompanhamento médico regular, por conta do risco de recidiva da doença.
“Chegamos a um denominador comum: priorização da minha saúde e bem-estar”, escreveu o vereador ao relatar uma recente conversa com sua médica, durante consulta de rotina.
Em suas publicações, Élinho explicou que a intensidade da rotina atual — dividida entre a presidência da Câmara, sua atuação como servidor público, compromissos acadêmicos e a vida pessoal — tem exigido muito de sua energia e atenção, o que tornou necessária a decisão de se afastar das funções administrativas.
“Eu vivo intensamente tudo que faço e tenho muito respeito por aquilo que me põe comida na mesa e me faz criar minha filha e dar segurança à minha família”, afirmou.
A presidência da Câmara deve ser assumida, conforme previsto no regimento interno, pelo atual vice-presidente, o vereador Luciano de Jesus da Silva (PP).
Apesar do afastamento da presidência, Élinho segue em exercício do mandato como vereador e reforçou seu compromisso com a cidade de Penha. Disse que a decisão foi tomada com base na responsabilidade pessoal e no desejo de manter sua integridade física e mental para continuar servindo à população.
“Não é uma decisão fácil, mas em respeito a mim mesmo e ao meu futuro, é necessária. […] Diálogo, transparência, legalidade e respeito mútuo são os pilares do meu mandato.”