A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) inicia 2025 com dois novos parlamentares: Maurício Peixer e Alex Brasil, ambos do PL. Eles assumem as vagas de Soratto e Massocco, que deixaram o Legislativo estadual para exercer os cargos de prefeitos de Tubarão e Concórdia, respectivamente.
Os dois parlamentares se juntam a Junior Cardoso (PRD), que assumiu a cadeira no mês passado após a renúncia de Delegado Egídio (PL), eleito prefeito de Blumenau em outubro de 2024. Com isso, Peixer, Brasil e Cardoso deixam a condição de suplentes e passam a ser titulares dos mandatos de deputado estadual.
Experiência anterior na Alesc
Maurício Peixer e Alex Brasil já haviam exercido mandatos como suplentes. Peixer ocupou uma cadeira na Alesc por praticamente todo o ano de 2023 e parte de 2024, enquanto deputados do PL se licenciavam para atuar no governo estadual. Já Alex Brasil assumiu o mandato por 60 dias, entre setembro e novembro de 2024, durante licença médica do deputado Maurício Eskudlark (PL).
Perfis dos novos parlamentares
Maurício Peixer
- Idade: 66 anos
- Origem: Guaramirim (SC)
- Formação: Administrador de empresas
- Experiência: Vereador de Joinville por sete mandatos, presidente da Câmara Municipal de Joinville (2021-2022), secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente e de Assistência Social em Joinville.
- Histórico na Alesc: Já havia assumido como suplente em 2008 e, mais recentemente, em 2023 e 2024.
Alex Brasil
- Idade: 48 anos
- Origem: Campo Grande (MS)
- Formação: Advogado
- Experiência: Candidato a prefeito de Florianópolis em 2020 (não eleito).
- Histórico na Alesc: Este é seu primeiro cargo eletivo, após conquistar a segunda suplência do PL nas eleições de 2022, com 20.271 votos.
Com as mudanças, a Alesc reforça sua composição para o ano legislativo, abrindo espaço para novas contribuições políticas e iniciativas parlamentares.